Mato Grosso
Iniciadas em abril, mortes por coronavírus já são 15% do total de todos os óbitos em MT neste ano
Compartilhe:
“Mas agora só morre gente por coronavírus?”: o questionamento é comum nas redes sociais. A resposta é não, mas os índices não deixam de ser assustadores. Isto porque os óbitos por Covid-19 em Mato Grosso representam mais de 15% de todos os registrados no ano de 2020 no estado. Vale a pena destacar que a primeira morte pela doença aconteceu no dia 3 de abril. Ou seja, mesmo com apenas três meses e meio de pandemia, a porcentagem alcançada já é alta em relação aos seis meses do ano até agora.
A porcentagem foi calculada a partir do número de óbitos oficiais divulgados pela Secretaria de Estado de Saúde (SES) até a noite de domingo (12), 1077, e o número de certidões de óbito emitidas no estado, disponível no site da Associação Nacional dos Notórios e Registradores do Estado de Mato Grosso (Anoreg). De janeiro até agora, morreram em Mato Grosso 7139 pessoas, por diversos motivos.
A Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp) também divulgou dados dos índices criminais, neste caso de janeiro a maio de 2020. Nestes cinco meses, foram registrados 14 latrocínios e 346 homicídios dolosos. No total, 360 mortes violentas. Em apenas três meses e meio, o coronavírus matou 199% a mais (1077 de 3 de abril a 12 de julho).
Média por mês
Se for feita uma média de mortes no estado, o valor ficaria próximo de 1098 óbitos por mês, desde janeiro. Neste caso, para os três meses e meio de pandemia (desde a primeira morte, em abril), a porcentagem dos óbitos por coronavírus em relação à todas as outras causas se aproxima dos 30%.
Até a noite de domingo (12), a Secretaria de Estado de Saúde (SES) divulgou que Mato Grosso teve 1077 mortes pela doença, além de 28.791 casos de Covid-19. Vale lembrar que os dados podem ser ainda maiores, pela falta de realização de testes e pelo atraso na divulgação dos resultados.
Olhardireto